História

(Fonte principal: Governo de São Paulo)

A capitania de São Vicente foi doada por D. João III, então, rei de Portugal, a Martim Afonso de Sousa, em 28 de Setembro de 1532. Em 21 de janeiro daquele ano, Martim Afonso de Sousa fundou a povoação que viria a se transformar na Vila de São Vicente, a primeira vila do Brasil.

Nessa época, a Bahia de Caramuru era o principal porto do Brasil e manteve essa posição até por volta de 1870.

 

Nesse lugar, fundaram um colégio em 25 de janeiro de 1554, ao redor do qual, iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa, que dariam origem ao povoado de São Paulo de Piratininga. Em 1560, o povoado ganhou foros de vila.

No início, São Paulo vivia da agricultura de subsistência, aprisionando índios para trabalharem como escravos na frustrada tentativa de implantação em escala da lavoura de cana-de-açúcar. Mas o sonho já era então a descoberta do ouro e dos metais preciosos. Assim, na segunda metade do século 16 começariam as viagens de reconhecimento ao interior da América Lusitana, com expedições organizadas para aprisionar índios e procurar pedras e metais preciosos nos sertões distantes.

Mais:  São Paulo no Século 17, Século 18, Século 19 e Século 20

 

Em 1549, Thomé de Sousa chegou na Bahia com a missão de fundar a primeira cidade e capital do Brasil. Com ele, chegaram os primeiros jesuítas.

Dando continuidade à exploração da terra e em busca de novos gentios a evangelizar, o padre jesuíta Manoel da Nóbrega, acompanhado do noviço José de Anchieta e de outros jesuítas, escalou a Serra do Mar, chegando ao planalto de Piratininga, onde encontraram, segundo cartas enviadas a Portugal, "uma terra mui sadia, fresca e de boas águas".

 

Martim Afonso de Sousa

 

Santos SP

 

São Paulo

 

Embaixo, o baiano Ruy Barbosa visita São Paulo, em 1919. O Águia de Haia, uma das mais importantes personalidades mundiais do século 20, era uma celebridade aonde ia (página da revista carioca Fon-Fon, 12 de abril de 1919).

 

Colonos no interior de São Paulo (coleção do maestro Lavalle, publicada, em 1910, na revista Illustração Brazileira) .

 

São Paulo seculo 17

 

Descobrimento Brasil

 

Rui Barbosa

 

História Brasil

 

Colonos

 

Seculo 16

 

São Paulo

 

Porto de Santos, em 1826. À direita, a antiga igreja de Jesus, Maria e José, também conhecida como Capela do Terço, demolida posteriormente.. Ao fundo, vê-se a torre da Igreja do Carmo (ilustração de W. J. Burchell).

 

 

Museu Paulista

 

Cananéia

Portal de entrada da cidade histórica de Cananeia, onde, em 1502, a primeira expedição exploratória ao Brasil chegou no local.

 

Catedral Se

 

Busca Temática

 

Presidentes Brasil

 

Mapas SP

 

 

Copyright © Guia Geográfico - História de São Paulo.

 

Martim Afonso de Sousa